© Ieda Marques


Se vc ainda não foi, corra logo pra ver!

A realização desse A Gosto da Fotografia numa cidade, Salvador, que vem passando nas últimas três décadas por um processo de empalidecimento da sua própria história, voltando suas “raízes” apenas para um fenômeno de massa chamado Carnaval e suas derivações, é, sobretudo, uma tentativa para que possamos pensar num caminho e na guarda da nossa memória tão fragilizada. Esse fato será possível apenas com a construção de um olhar que nos leve a entender melhor o que somos, de onde viemos, para onde vamos. Esse processo poderá levar a vida inteira. Na 5ª edição desse Festival Nacional (e internacional, se bem que isso não faz muita diferença) continuaremos a buscar as mais distintas possibilidades de reconhecimento dessa verdadeira memória: fator definitivo na formação de um público que possa perceber que alegria não se encontra apenas nas cercanias de um trio elétrico. (...)

Diógenes Moura

Curador


O grande homenageado do evento deste ano é o fotógrafo baiano Voltaire Fraga.

Ainda que desconhecido por muitos, trata-se de um dos mais importantes memorialistas brasileiros do século XX. Seu trabalho documental, realizado entre as décadas de 1930 e 1970, retratou o cotidiano de Salvador e seus habitantes sob os mais diferentes aspectos: arte, religiosidade, ancestralidade, urbanismo, comportamento, etc. Morto aos 94 anos sem o devido reconhecimento que merecia, deixou uma obra única na sua capacidade de desvendar a cidade onde nasceu e que tanto amava.

À procura de um olhar - Fotógrafos franceses e brasileiros revelam o Brasil

Jean Manzon . Marcel Gautherot . Pierre Verger . Antoine D’agata . Bruno Barbey . Olivia Gay . Luiz Braga . Mauro Restiffe . Tiago Santana . Claude Lévi-strauss.

Abundante cidade - Dessemelhante Bahia

Fotógrafo homenageado - Voltaire Fraga

Lançamento do Livro Pierre Verger - Fotografia para não esquecer (Ed. Terra Virgem, 94 págs). Coleção Fotógrafos Viajantes. Apresentação Roberto Linsker. Texto Diógenes Moura. Versões para o inglês, francês e espanhol.

Visitação: 1 de agosto a 30 de agosto

Palacete das Artes Rodin Bahia

End.: Rua da Graça, 284 - Tel: (71) 3117-6910



Artistas convidados:


Vânia Toledo – Apresenta a mostra Diário de Bolsa- Instantâneos do Olhar, que reúne dezenas de imagens produzidas com sua Yashica de estimação, sempre guardada na bolsa para um eventual fragrante.

Visitação: 8 de agosto a 13 de setembro

Galeria Solar Ferrão

End.: Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho.

Tel: (71) 3117-6440


Sergio Benutti – Apresenta a mostra A Construção de uma Memória, que tem como ponto de partida a restauração da segunda etapa da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, que nasceu junto com a cidade de Salvador, em 1949

Visitação: 9 de agosto a 11 de outubro

Museu da Santa Casa de Misericórdia da Bahia

End.: Rua da Misericórdia, 6. Centro Histórico

Tel: (71) 3322-7355


Ieda Marques – Apresenta a exposição Luz do Interior, que retrata o clima e a riqueza cultural no cotidiano das cidades da Chapada Diamantina, na Bahia.

Visitação: 6 de agosto a 28 de agosto

Galeria do Conselho | End.: Av. 7 de Setembro, 1330

(Anexo Palácio da Aclamação) | Campo Grande, Tel. (71) 3117-6193


Marc Dumas – Apresenta a mostra O Porto da Barra – literalmente, um mergulho fotográfico no mar daquela que é uma das mais famosas e badaladas praias de Salvador

Visitação: 5 de agosto a 29 de agosto

Galeria Acbeu: End.: Av. Sete de Setembro, 1883. Vitória - Tel: (71) 3444 4411


fonte: http://www.casadaphotographia.art.br/v2/