Em Julho deste ano fiz uma viagem a São Paulo para fazer o curso 'Pintura Hoje' orientado por Regina Parra, uma artista jovem mas com um trabalho bastante amdurecido e conhecido na capital paulista.
Enfim, este curso aconteceu na Escola São Paulo , espaço de cultura contemporânea que realiza as mais diversas atividades artísticas. Com um repertório imenso de cursos,
uma diversidade enorme, e de exelente qualidade.
Acredite, não estamos sendo pagos para fazer propaganda da escola, chamo atenção para as boas iniciativas que a instituição vem promovendo, muita coisa boa como cursos de história da arte, ilustração de livros, fotografia, moda abrangendo várias áreas do víeis das artes. São cursos livres abertos a todo público disposto a fazer investimento em conhecimento. No primeiro semetre de 2010 a escola dará início ao um curso

PIESP - Programa Independente da Escola São Paulo
, com duração de um ano, voltado para o artista em início de carreira que queira desenvolver seu processo criativo, com o acompanhamento e orientação de diversos e grandes artista como Beatriz Milhazes, Ana Paula Cohen, Leda Catunda, Rosângela Rennó entre outros.
O que esta escola está fazendo, além de muitas outras na cidade de São Paulo é dá possibilidade de desenvolver o artista como profissional, capacitando-o para um mercado onde terá autonomia diante da profissão que escolheu para si, percebo o quanto a cidade de Salvador está em falta de cursos legais opções diversificadas, que atribuam valor ao profissional das artes. Me dou conta de um certo individualismo, pois sei que há na Bahia artista valorosos que estão entre os mais falados do país e até mesmo do mundo , em falta quando se trata de contribuição direta aos seus conterranêos. Entretanto me dou conta também de um desleixo por parte do público' ou seja, há falta de pessoas interessadas também, posso exemplifcar, o MAM , sempre quando trás um artista promove uma séria de atividades educativas como oficinas e bata-papos os quais por muitas vezes aparecem somente um pequeno grupo 'gatos-pingados' de pessoas, o artista está ali para falar falar de seu processo artístico, de sua experiência diante dos desafios da produção de arte. Esse tipo de depoimento contribui bastante para desenvolver o pensamento tanto criativo, como crítico daqueles que permeiam o campo da criação. Certamente escolas como a São Paulo, a FAAP entre outras grandes instituições de artes pelo Brasil, esperam por um público que sabem que encontrarão, é necessário um interese mútuo entre ofertas e quem as procure, nesse caso nós baianos.
É uma dica e susgestão para aqueles que tem interesse em aumentar e mudar o campo de visão diante das artes.
Abraço!
Não deixem de deixar sugestões e deixar seus comentários!
Obrigada'